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Desenvolvimento auditivo e linguagem da criança

Publicado por Taylla Nicolin - Comunicação & Marketing em 13/03/2017 às 15:31

Desenvolvimento auditivo e linguagem da criança
Reunimos aqui os principais indicadores do desenvolvimento da criança nos aspectos de audição e fala. Cada fase do desenvolvimento é marcada por um acontecimento, seja do ponto de vista motor, de comunicação ou de descobertas com o mundo. Lembramos que essas informações servem apenas como base, pois podem haver variações individuais.

0 a 3 meses

Audição: o bebê reage para sons altos, se as susta com sons for tes e barulhos inesperados.
Linguagem: o bebê chora quando quer alguma coisa e se a calma a o ouvir a voz da mãe. 


3 a 6 meses

Audição:
A resposta de alerta aos sons é mais fácil de ser observada. O bebê procura sons a sua volta e reconhece mudanças na tonalidade da voz da mãe ou do pai.
Linguagem: início do balbu cio, fase em que a criança começa a brincar com a produção de sons sem sentido. Aos seis meses o balbucio tende a mudar, passando para a produção de sons agora com padrões de repetição e algum significado.


Como auxiliar o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem do bebê nesta fase?
Neste período o bebê costuma dormir na maior parte do tempo, e a rotina estabelecida entre os períodos d e sono e vigia são importantes. Aproveitar os momentos da amamentação e banho são ótimas situações para aprimorar o vínculo com o bebê. Conversar sobre aquilo que deverá ocorrer, manter e respeitar a rotina da crianç a, uso das canções de nina r e toque, , além do contato pelo olhar, são estímulos que auxiliam no desenvolvimento da criança. 

9 meses

Audição:
o beb ê reage de maneira diferente para sons fraco s e fortes, localiza e reconhece sons familiares. Pode resp onder ao o próprio o nome quando é chamado e demonstra entendimento de palavras sim ples, como “mamãe”, “ papai” , “ tchau” e “ não” .
Linguagem: bate palmas, joga beijo quando solicitado e reclama quando é contrariado. Começa a imitar sons produzidos pelo adulto e sons de animais durante as brincadeiras, por exemplo. 


1 ano

Audição: Associa sons a ob jetos, entende com andos simples e reconhece algumas palavras (por ex, “não”, “papá”, “mamãe”, “papai”, “vovó”, “vovô”)
Linguagem: início da produçã o das primeiras palavras. Ap onta para brinquedos e alimentos favoritos quando solicitado. 

1ano e 6 meses

Audição: a c riança entende frases simples e p ode apanhar objetos familiares quan do é so licitada. Nesta fase, por exemplo, a criança já reconhece e aponta para partes do corpo sem a necessidade de gestos ou pistas visuais.
Linguagem: Começa a utilizar frases curtas para se fazer entender e o vocabulário aumenta para cerca de 20 a 50 palavras.


Como auxiliar o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem do bebê nesta fase?
Brincadeiras de esconde-escond e, empilhar e d errubar, organizar blocos e objetos despert am a atenção da criança. Brin quedos que mo vimentem e jogos com animais e seus respectivos sons também são interessantes. Aos poucos a criança começa a sub stituir os gestos indicativos pela fala quando pede algo para o adulto, por exemplo. Por este motivo, é sempre muito favorável aproveitar as situações de contato para conversar com a criança e permitir que ela solicite o adulto, mesmo que ain da seja um pouco difícil a compreensão daquilo que é dit o por ela. Uso de cantigas e música são também bons instrumentos para o desenvolvimento da comunicação. 

2 anos

Audição:
a c riança atende e realiza ordens simples quando solicitada e responde corretamente às perguntas feita s pelo interlocu tor. Consegu e sentar e escu tar histórias e músicas simp les. O tempo d e atenção ainda é curto, mas esta é uma atividade interessante.
Linguagem: Ocorre um aumento importante do vo cabulário falado, a criança se com unica com uso de sentenças simples, a fala já deve ser entendida por a dultos que não estão em contat o direto com a criança. É a fase em que a criança é bastante possessiva e nem sempre aceita compartilhar objetos com outras crianças. 

3 a 5 anos

Audição:
Nesta fase, a criança deve entender tudo q ue é falado pelo adulto e pergunta quando não compreende. Linguagem: a linguagem falada é utilizada constantemente para expressar desejos, refletir emoções, inf ormar e fazer perguntas. Tem início a utilização de sentença s mais comp lexas e com sentido, além d o uso do plural. Por volta dos 3 anos é comum que a cri ança fale de si mesmo na 3ª pessoa. Até os 4-5 ano s também pode m ocorre r algumas trocas na fala, que não dev erão persistir até o período d e alfabetização.

Como auxiliar o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem da criança nesta fase?
Leituras de livros simples, uso de álbuns de fotografias, desenhos sobre experiências vivenciadas pela família, perguntas sobre a rotina da criança são atividades que estimulam o uso da linguagem e comunica


Fonte:Phonak do Brasil 

 
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